Microfonando Guitarra
Quando se fala de tirar um grande som, especialmente de guitarra, muitaspessoas pensam que deve haver um “pulodo-gato”, uma mágicaou um preset mágicoque deve ser colocado
no equalizador durante a mixagem...
Bem, isso realmente não existe.
Um bom som de guitarra é composto de um bom guitarrista, uma boa guitarra, cordas novas, umbom amplificador em bom estado (incluindo as suas válvulas) e um bom microfone. Mas mesmo com essa combinação perfeita, podemos ter uma gama infinita
de sons sem que se mexa uma única vírgula no equalizador. É óbvio que podemos escolher entre captadores do braço, do meio ou da ponte, single-coil ou
humbucker, tipos de palheta diferentes, e a regulagem do amplificador...
Mas outro ponto onde podemos alterar drasticamente o som é na posição do microfone.
Bem, vamos falar primeiro do microfone. Existem milhares de tipos de microfones no planeta, mas não vamos ser politicamente corretos e vir com aquele velho papo de que é você que tem quejulgar com os seus ouvidos, blá,blá,blá...
Bota um Shure SM-57 e suas chances de errar serão bem pequenas. É claro quevocê pode testar outros, mas esse é o quetodo mundo usa. Inclusive, eu.
Vamos para o mundo real. Você está noseu estúdio e vai microfonar um amp deguitarra. O raciocínio que parece mais adequado é colocar o microfone bem nafrente do alto-falante, diretamente apontado para o centro, assim estaríamos pegando o som mais diretamente...
Bem, no mundo do áudio, as coisas nem sempre são como parecem. Faça uma experiência. Coloque o amp em um volume bem baixo e peça para o guitarrista tocar. Aproxime o seu ouvido do cone do alto-falante e depois vá movimentando a sua cabeça. Você ficará surpreso
com a mudança de timbre a cada centí-metro que a sua cabeça se move. Você também irá reparar que no centro do cone é onde temos o som com mais brilho, às vezes até estridente. No caso de guitarras, excesso de brilho pode virar
som de “abelha”... Não posso dizer que existe uma posição que é a correta. Na verdade, a posição é em qualquer lugar no cone do falante. Quanto mais para o centro, mais agudo, quanto mais para a borda, mais médio-grave.
A posição realmente depende do que você quer e também da caixa.
As caixas e amps podem soar diferentes, então, pode ser que a posição do microfone também tenha que mudar para você chegar aonde quer.
Para que essa busca seja feita da maneira mais precisa, o ideal é que tenhamos três pessoas. O guitarrista fica tocando, alguém fica mudando a posição do microfone e outra pessoa fica monitorando na técnica, para escutar o que muda com a mudança de posição. Se só tiver você e o guitarrista, grave um trecho em uma posição, outro trecho em outra posição, e assim por diante. Depois, escute e analise os trechos para ver qual posição é a melhor.
Uma vez decidido, play-rec. Mas no caso de testar muitas posições, não esqueça de anotar em cada take de teste qual era a posição do microfone.
(trecho extraído da revista Backstage)
Bom Galera , basicamente era isso que eu fazia no Studio Omnium, mas pra ser mais exato vou passar a minha "receita do bolo".
Basicamente eu gravava 3 canais de uma mesma guitarra.
Canal 1: Microfone Shure SM57 na borda do falante. Para um som com punch e detalhes de pegada. (sons da palheta,palm mute e outras técnicas)
Canal 2: Microfone Behringer B1 a 0,50 cm do amp. Para um acréscimo de graves e ambiência.
Canal 3: Direct Box GI100 (com o simulador de falantes 4x12 ativado).Para uma reserva e posterior utilização com plug-ins (Guitar-rig, Amplitube),ou re-amplificação. Importante salientar que este canal recebia o som direto da guitarra, sem distorção, reverb ou qualquer outro efeito.
aqui tem um exemplo do resultado das gravações com 3 canais, devem ter uns 8 canais de guitarra nessa gravação.
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=zcqeRNImL2M&feature=related